sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fundação Dom Cabral divulga pesquisa sobre carência de profissionais no Brasil

A Fundação Dom Cabral divulgou o resultado da pesquisa “Carência de profissionais no Brasil”, analisando os níveis técnico, tático e estratégico das organizações.
Realizada com 130 empresas de grande porte no Brasil, com faturamento superior a U$S 350 bilhões de dólares, distribuídas nas cinco regiões nacionais e também no exterior.
Os resultados são bastante interessantes, formalizando aquilo que já se sabe: a dificuldade das empresas em encontrar profissionais qualificados para atuarem em seus quadros funcionais. Das empresas pesquisadas, 92% afirmaram ter essa dificuldade.
Todas as áreas possuem carência de profissional, entretanto a pesquisa destaca uma maior falta de qualificação em profissionais técnicos, 64,62%.
A grande importância desta pesquisa é o fato deste ser um problema de longo prazo, pois é necessário que se formem os profissionais para suprir esta necessidade, assim, isto serve de alerta aos acadêmicos  mostrando que não basta ter um diploma, o mais importante, é ter feito um curso de qualidade e, se uma possibilidade de colocação no mercado no futuro não for fator motivador para estudar com afinco, então, não sei o que é.
Há de se pensar que o Brasil passa por um momento muito especial onde, bons profissionais tem condições de conseguir boas colocações no mercado de trabalho. Entretanto, bons profissionais levam tempo para serem preparados por isso, é necessário que se aproveite o momento. Estude, você será recompensado por isso.
Você pode encontrar a pesquisa no site da Fundação Dom Cabral www.fdc.org.br